CONTENÇÕES DE CORTE





Técnicas que promovem rápida estabilização de cortes e taludes. Possibilitam escavações de grande porte e estabilização em terrenos de baixa resistência, pois aumentam a segurança do maciço já durante a obra.
ESTRUTURA
Essas técnicas se baseiam na transferência do esforços da zona ativa do solo para a zona passiva (resistente). Ou seja, através de um elemento metálico ligado ao solo por nata de cimento é possível ancorar a face do terreno em uma cada mais profunda.
PERFURAÇÃO
A perfuração é a primeira etapa dos serviços e pode ser mesmo em terrenos rochosos ou abaixo do nível d'água. Com o uso de ferramentas especiais para cada condição.


INJEÇÃO
A injeção de nata de cimento é decisiva para a qualidade dos serviços, devendo ser especificadas em projeto e controladas a dosagem da calda e as pressões de injeção.
FACE
Geralmente executada em concreto projetado, a face também pode ser executada em concreto armado.
Em algumas obras de solo grampeado é possível utilizar face com vegetação (face verde).
Nas cortinas atirantadas a face tem grande importância e as indicações de projeto devem ser tomadas com ainda mais cuidado.

DRENAGEM
A drenagem profunda em geral é ralizada por DHP´s (Drenos Horizontais Profundos) enquanto na drenagem do paramento são utilizados barbacã e/ou dreno geossintético.


PROTENSÃO
Quando houver necessidade de um sistema ativo, é introduzido na estrutura um estado prévio de tensões por meio da protensão.
RECURSOS
Para executar tudo isso com excelência contamos com uma rede de parceiros capacitados.



